Salto alto pode causar perda de força muscular

Quem assistiu ao filme Jurassic Park sabe que muitas coisas retratadas são imprecisas cientificamente, mas uma coisa que muitas pessoas deixaram passar desapercebidas é o fato de a heroína do filme correr dos dinossauros usando salto alto. Mulheres que usam regularmente este tipo de calçado sabem como é difícil muitas vezes andar normalmente. Correr então, nem se fala.

A diferença entre os pés de quem usa habitualmente salto alto para os de quem usa calçado rasteiro é evidente, mas um estudo conduzido na Universidade de Hanseo, Coréia do Sul, investigou como estas mudanças ocorrem. Eles selecionaram 10 mulheres da mesma universidade que estudam em turmas diferentes para serem aeromoças e são obrigadas a usar salto alto para ir às aulas, já que se forem contratadas por uma empresa aérea daquele país serão obrigadas a usar este tipo de sapato.

O resultado do estudo é surpreendente. Os pesquisadores descobriram que as jovens do segundo e terceiro ano apresentaram alguns músculos do tornozelo mais fortes do que as calouras ou as veteranas. No entanto foi percebido que conforme o tempo de uso se alonga este ganho é perdido e cai a um nível abaixo, inclusive, das calouras.

771

 

A pesquisa sugere que isso ocorre porque o tornozelo se adapta ao uso do calçado e apresenta o ganho de força, mas com o passar do tempo perde o que foi ganho, causando um desequilíbrio entre os músculos laterais e posteriores e anteriores do tornozelo, aumentando o desequilíbrio, o risco de quedas e também de lesão em outros grupos musculares.

Apesar de preocupante, os pesquisadores deram uma boa notícia para as mulheres que gostam de salto alto: não é preciso parar de usá-lo. No entanto se faz necessário praticar alguns exercícios específicos para fortalecer os músculos.

Um das dicas é fazer elevações de calcanhar simples: ficar descalça e elevar seu corpo apoiando-o nos dedões do pé. Outro exercício recomendado é o contrário das elevações: fique na beira de um degrau de escada, por exemplo, e deixe o calcanhar descer abaixo do nível do degrau para depois subir. Outra dica para evitar o desequilíbrio é tirar os saltos enquanto sentada, mesmo se não estiver movimentado os pés já que isso pode aumentar o relaxamento dos músculos

Então se você gosta de usar salto alto, lembre-se: seja elegante, mas não deixe de lado a saúde!

 

Com informações de Gretchen Reynolds, do New York Times. Leia a matéria completa aqui (em inglês)

Crédito da foto: Chan Mya Soe (via Flickr/CC BY NC ND 2.0)

Fonte: SBCP